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mão de mulher apontando para outra pessoa
Para lidar com pessoas muito críticas, o ideal é relevar e tentar mostrar que tudo tem seu lado positivo.

Enxergar falhas e apontar erros são hábitos que aprendemos desde crianças, quando os pais constantemente apontam tudo o que precisa ser mudado e melhorado. Como consequência disso, crescemos e desenvolvemos um senso crítico que nos leva a perceber e apontar tudo o que poderia ser melhorado em nós mesmos e nos outros.

Ainda que sejam construtivas, as críticas apontam traços negativos da nossa personalidade — que geralmente temos dificuldade de enfrentar e mudar. Por isso, lidar com as críticas é sempre um desafio: uma crítica feita de forma correta e no momento certo, com o objetivo de promover melhoraria, pode ser extremamente construtiva.

Existem pessoas, porém, que têm o hábito de criticar qualquer coisa e olhar apenas o lado negativo das situações e das pessoas. Por mais que tudo esteja bem, essas pessoas sempre encontram algo que poderia ter sido melhor ou diferente.

Entenda a necessidade de criticar em excesso

Adultos muito críticos geralmente foram muito criticados na infância. Seus pais focavam muito mais nos erros e falhas, e dificilmente reconheciam os acertos. Por mais que seja difícil conviver com alguém muito crítico, acredite: esta pessoa é quem mais sofre com tudo isso, pois ela também se cobra demais e nunca sente que fez o suficiente. Toda essa insatisfação acaba sendo projetada nos outros.

Pessoas muito críticas têm dificuldade de reconhecer qualidades e acertos, se cobram demais e cobram muito as pessoas, são perfeccionistas e colocam o foco apenas no que precisa de mudança e está errado. Elas acabam projetando toda a sua insatisfação no outro porque não suportam tanta pressão, e encontram nas críticas uma maneira de aliviar sua dor.

Esse é um comportamento totalmente inconsciente. Por isso, se você convive com alguém que age assim no ambiente de trabalho, a dica é aprender a lidar com ela de forma tranquila e tentar ajudá-la a mudar suas atitudes.

Como lidar com pessoas críticas no trabalho

Se você trabalha com uma pessoa muito crítica, veja algumas ferramentas que podem ajudar a lidar com esta situação:

Não leve para o lado pessoal

Tenha em mente que foi dessa maneira que a pessoa aprendeu a se relacionar. Por isso, mesmo que a crítica não seja válida ou construtiva, lembre-se que ela não foi feita com a intenção de lhe ofender, mas de suprir uma necessidade interna de dividir a pressão com as outras pessoas.

Releve e tente mostrar que, apesar de tudo, sempre existem pontos positivos que podem ser explorados.

Faça uma autoanálise

Se você se irritou ou ficou magoado com alguma crítica recebida, não se limite a pensar que a pessoa está errada. Observe se existe coerência naquilo que foi falado e reflita de que forma as críticas estão atingindo você. Se você julgar que realmente existe possibilidade de melhorar, assuma sua responsabilidade e se disponha a mudar.

Mostre o lado bom das coisas

Pessoas muito críticas são “reclamonas” por natureza. Sutilmente, faça elogios a ela e fale bem dos demais colegas quando estiver perto desta pessoa. Fale sobre como o dia está bonito e sobre as coisas que fazem você sentir gratidão.

Com muito cuidado e paciência, mostre o lado bom da vida e contagie esta pessoa aos poucos, mostrando a ela que é possível enxergar um lado positivo para tudo.

Não reaja

Quando convivemos com pessoas muito críticas, a tendência é já ficarmos sempre preparados para nos defender ou retrucar no primeiro ataque. Abra mão de se justificar o tempo todo, respire fundo e converse calmamente com a pessoa. A reação sempre é consequência da emoção — e quando os nervos estão à flor da pele, uma simples conversa pode causar estragos.

Se você perceber que a pessoa quer lhe prejudicar, converse claramente sobre a situação e tome uma decisão sobre o que fazer a respeito da situação.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Quando você sabe lidar com suas emoções, automaticamente aprende a lidar com as emoções dos outros. Se você quer desenvolver a capacidade de se relacionar positivamente com as pessoas, se comunicando de forma assertiva e persuasiva, desenvolva sua Inteligência Emocional. Ter conhecimento emocional é fundamental para se relacionar de forma saudável e construtiva!

Imagem: © Depositphotos.com / bacho123456

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