Os dias atuais são marcados por pouco tempo, muitas tarefas e muito estresse durante a semana. Isso acaba nos tornando pessoas cada vez mais ansiosas e cansadas, não é mesmo? E se lhe dissermos que é possível juntar eficiência e redução do estresse, sem perder a qualidade do tempo ou da sua vida? Neste post reunimos algumas dicas para você se tornar uma pessoa produtiva e menos estressada no trabalho e na vida pessoal. Ficou curioso? Acompanhe com a gente:
Carregue com você uma agenda
Uma das características marcantes das pessoas organizadas é estarem sempre acompanhadas de uma agenda. Não importa se a preferência é pelo tradicional formato de papel ou por aplicativos eletrônicos, a agenda é um grande apoio para lhe manter atualizado sobre os compromissos e horários que devem ser cumpridos a cada dia. Se você quer ser eficiente e não se esquecer das suas tarefas, adote uma agenda como companheira de trabalho e a sua vida, com certeza, ficará mais estruturada.
Faça uso de pautas em reuniões
Não existe nada mais ineficiente do que longas e intermináveis reuniões de trabalho. Alguns especialistas afirmam que reuniões com mais de meia hora de duração podem se tornar altamente improdutivas. Mas como tornar estes encontros mais eficientes? Eleja um coordenador para a reunião, para que este profissional tome conta do tempo, mantenha todos no assunto a ser discutido e organize o momento em que cada participante irá se manifestar. Este coordenador deve também carregar consigo uma pauta, com tópicos que devem ser discutidos na reunião, evitando que algo importante seja deixado para trás e que muito tempo seja gasto com assuntos sem grande importância.
Separe uma hora do dia para seus e-mails
Ler e-mails o tempo todo te torna menos eficiente para responder cada um com o cuidado que merece. Neste mundo online o e-mail é uma ferramenta que deve ser tratada com muita atenção, já que é através dele que várias informações importantes — de trabalho ou da sua vida pessoal — são trocadas. Sendo assim, tire um tempo do seu dia para respondê-los (pelo menos os mais importantes). Meia hora ou uma hora por dia devem ser dedicadas a eles, certo?
Divida seu dia em tarefas e use a técnica Pomodoro
Você tem muita coisa para resolver em pouco tempo? Divida o seu dia em tarefas e use a técnica Pomodoro para lhe ajudar a terminar todas elas com mais eficiência. Essa técnica consiste em dividir o dia em períodos de 25 minutos — com três a cinco minutos de intervalos de descanso entre eles — para se concentrar e terminar suas tarefas. Com o auxílio de um cronômetro você deve utilizar os 25 minutos para mergulhar completamente no cumprimento da tarefa, somente se permitindo distrair nos intervalos de descanso.
Não leve trabalho para a casa
Nunca leve trabalho para casa. Deixar coisas para resolver à noite, ou durante o final de semana pode aumentar seu nível de estresse e piorar sua relação com a família. Sua casa deve ser reconhecida como local de descanso. É melhor ficar no trabalho até um pouco mais tarde (ou chegar um pouco mais cedo no dia seguinte), do que levar serviço para o ambiente doméstico.
Deixe tarefas trabalhosas para o período da manhã
Quer aproveitar o máximo da sua eficiência? Deixe as tarefas mais árduas e que exigem maior concentração para realizar no período da manhã. É nesta hora do dia em que o cérebro está mais preparado para receber informações e processá-las de maneira rapida e eficiente, resolvendo-as mais rapidamente.
Valorize a hora do almoço e do cafezinho
Pessoas que trabalham muito também precisam descansar muito para que consigam sempre render da maneira que pretendem. Para isto valorize, não só os momentos em casa, mas as quebradas de rotina durante um dia de trabalho. Faça questão de aproveitar todo o seu horário de almoço e respeite a pausa do cafezinho: são nestes momentos que você vai descansar a cabeça e interagir com colegas de trabalho sem precisar de falar de tarefas. Com esse intervalo bem aproveitado, você volta para o seu serviço com a mente relaxada e, consequentemente, rende muito mais.
Saiba reconhecer quando não puder aceitar um projeto
Um grande profissional sabe reconhecer quando não consegue cumprir alguma meta ou tarefa. Portanto, saiba falar não em momentos cruciais, como quando souber que não terá tempo hábil ou suficiente para cumprir algo que lhe foi determinado.
Viu como é possível ser eficiente sem se estressar demais? E uma questão é fato: quanto menos estressados ficarmos, mais fácil será de nos organizar e melhorar ainda mais a resolução das nossas tarefas do dia a dia!
Qual é a sua maneira de tornar os seus dias mais eficientes e menos estressantes? Conte para a gente deixando um comentário!