Nos dias de hoje, manter o foco e a concentração pode ser uma tarefa muito complicada para a maioria das pessoas. Isso porque a sociedade tem vivenciado uma época ultraconectada, em que as pessoas recebem uma enxurrada de estímulos a todo o momento: e-mail, Skype, Facebook, Instagram, Whatsapp, aplicativos de relacionamentos… e a lista segue.
Nesse contexto, ser uma pessoa centrada e focada nos objetivos requer uma boa dose de esforço, e é preciso pensar de maneira estratégica para conseguir dar conta de todas as tarefas diárias e cumprir todos os prazos sem se desvencilhar dos objetivos que foram traçados para a vida profissional e pessoal. Para te ajudar nesta tarefa, confira algumas estratégias de Inteligência Emocional que podem contribuir significantemente para o aumento do foco, da disciplina e concentração:
Dicas para se tornar uma pessoa mais centrada
Não deixe para depois
O famoso hábito brasileiro de deixar tudo para a última hora é um grande aliado da procrastinação. Não deixe para mais tarde as atividades que você considera mais chatas ou complicadas de realizar e, em vez disso, prefira começar o dia eliminando as pendências mais desagradáveis, de modo a garantir que o resto do dia se mantenha produtivo e motivado.
Cuidado com as distrações
Estipular horários é fundamental para não cair na tentação de postergar o que precisa ser feito. Divida bem seu tempo para que você consiga dar conta das demandas e encontre horários para relaxar ouvindo uma música, checando as redes sociais ou lendo um trecho do seu livro favorito.
Tenha um propósito
Para ser uma pessoa centrada, é preciso de foco. A alta produtividade está muito relacionada a propósitos e, nesse sentido, ter um objetivo bem definido é fundamental. Faça uma avaliação interna e acesse o que você verdadeiramente deseja alcançar e, com base nisso, trace as rotas que você precisa percorrer para conquistar esses objetivos.
Organize e planeje
O planejamento e a organização são itens fundamentais para ter foco e aumentar as chances de conquistar seus objetivos. Organize suas tarefas de acordo com a rotina e os horários, sempre planejando de acordo com a realidade e as prioridades.
Cobre-se menos
Se você é perfeccionista, provavelmente demora mais tempo que o necessário para realizar uma tarefa. Cuidado com a tendência de só enxergar o que está imperfeito e de nunca achar que suas realizações são boas o suficiente. Em vez de ser tão exigente e buscar metas inalcançáveis, dê sempre seu melhor e saiba que o resultado será proporcional a seu esforço.
Relaxe
Ter momentos para relaxar e se divertir é fundamental. Fuja da pressão do dia a dia por meio de atividades que proporcionem prazer e alegria. Lembre-se: é importante esvaziar a mente para esquecer os problemas e recarregar suas energias.