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time trabalhando unido
Para manter a equipe unida, é fundamental criar um clima de cooperação e positivismo.

A capacidade de trabalhar em equipe é um grande diferencial na disputa por uma vaga de emprego e construção de uma carreira de sucesso. Ter Inteligência Emocional é fundamental para desenvolver essa habilidade, além de ser uma das chaves para alcançar os resultados esperados pela empresa.

Da mesma forma que uma equipe de trabalho integrada pode alcançar resultados incríveis, ela pode comprometer o andamento das atividades quando está em desarmonia e com conflitos internos.

Hábitos destrutivos do trabalho em equipe

Cada pessoa tem uma forma de ser, pensar e se comportar. Em uma equipe de trabalho, alguns hábitos podem prejudicar a motivação e a sinergia, tais como: fazer fofocas, não participar das atividades, não ter respeito com os colegas de trabalho e com a opinião dos outros, ignorar os conflitos, fazer críticas em público e não aceitar as diferenças.

Se você quer ter motivação e ajudar seus colegas, é necessário ficar atento às suas atitudes no trabalho, evitando gerar estresse e desencontros dentro da equipe. Lembre-se: antes de esperar a mudança das outras pessoas, seja um exemplo.

Atitudes para motivação profissional no trabalho em equipe

A motivação de uma pessoa é capaz de contagiar toda a equipe. Os gestos e atitudes de cada colaborador influenciam diretamente na sinergia e motivação do grupo. Veja algumas atitudes individuais que colaboram para a motivação de todos:

Conhecer as pessoas da equipe

Você passa a maior parte do seu dia ao lado dos colegas de trabalho. Para tornar a convivência mais produtiva e positiva, portanto, você deve se aproximar de quem está todos os dias com você: conheça os sonhos que motivam seus colegas a ir trabalhar todos os dias, as dificuldades que eles enfrentam, as limitações e o que eles têm de melhor.

Respeito às diferenças

As pessoas são diferentes. Se você espera que todos sejam da maneira que você deseja, com certeza terá problemas para se relacionar.

Algumas equipes vivem em conflito simplesmente porque as tarefas estão direcionadas de forma equivocada. Saiba explorar o que seus colegas de trabalho têm de melhor e aprenda a lidar com as limitações. Todas as pessoas são boas em algumas coisas e ruins em outras e, se você souber usar o melhor de cada um, criará uma relação positiva com todos.

Cuidado com as críticas

Ainda que seja uma crítica construtiva, sempre escolha conversar em particular com a pessoa. Ninguém gosta de ser criticado em público. Além disso, tenha o cuidado de sempre fazer críticas que acrescentem algo para a pessoa.

Cuidado com as brincadeiras

Cuidado com as brincadeiras em relação a comportamentos, limitações ou características da pessoa. Muitas vezes, o que pode ser uma simples brincadeira para você pode representar a dor ou um trauma de outra pessoa.

Ao apelidar um colega de trabalho, certifique-se de que o apelido não expõe a pessoa e que ela aceite ser chamada assim. Ficar o dia todo sendo chamado por um nome que remeta a algo negativo pode acabar com a autoestima e a motivação de uma pessoa.

Criação de um ambiente de trabalho agradável

Prazo, entregas, reuniões, responsabilidades e conflitos já são suficiente para gerar muita pressão. Criar um ambiente agradável deixa as pessoas mais relaxadas e o clima mais leve, aumentando o foco e a criatividade.

A motivação profissional e o autoconhecimento

Se você quer criar relações positivas, o primeiro passo é o autoconhecimento e autoaceitação. Isso porque só é possível estar bem com o outro quando estamos bem com quem somos, e só conseguimos aceitar as pessoas quando aceitamos nós mesmos.

A Inteligência Emocional é uma das ferramentas mais eficazes nesse processo. Invista nas relações interpessoais, aprenda a trabalhar em equipe, se mantenha motivado e alcance resultados extraordinários. Conheça o Método LOTUS e desenvolva a sua Inteligência Emocional.

Imagem: © Depositphotos.com / alphaspirit

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