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© Depositphotos.com / AndreyPopov O autocontrole emocional é uma característica fundamental para lidar com metas, prazos e pressões do ambiente de trabalho.

A vida profissional é cheia de obstáculos diários: metas, prazos, reuniões, projetos, pressão e inúmeras decisões a serem tomadas. Além de todos esses desafios, o ambiente de trabalho é um local em que os profissionais são avaliados o tempo todo — seja por seus superiores, pelos colegas de trabalho ou pelos clientes.

Por isso, não basta apenas gerar e entregar resultados: é necessário ter autocontrole emocional para crescer profissionalmente. Uma pessoa emocionalmente desequilibrada tende a desenvolver um comportamento agressivo, criando uma relação de medo e distanciamento. Quem está nesse estado apresenta dificuldade para lidar com imprevistos e passar por cima de frustrações, além de apresentar queda na produtividade.

Reagir com calma e segurança, responder bem a situações de estresse, saber se relacionar de forma positiva e construtiva e usar o máximo de suas qualidades individuais são algumas características que mostram autocontrole emocional. Trata-se de um conjunto de escolhas e comportamentos que só são adquiridos por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Como ter autocontrole no trabalho

Seja resilente

Ter resiliência no ambiente de trabalho garante que você seja uma pessoa que não entra em desespero diante de algum imprevisto ou adversidade, muito pelo contrário: o resiliente desafia a situação e aprende com os erros cometidos. Um profissional com essas características é capaz de trabalhar sob pressão e de perseverar diante dos problemas, estando sempre preparado para ouvir um “não” e encarar as negativas como incentivo para buscar um “sim”.

Autoconhecimento

Pessoas que desenvolvem o autoconhecimento são capazes de reconhecer seus comportamentos, atitudes, limitações e potenciais, tornando-se mais autênticos e seguros de si. A autopercepção permite que a pessoa saiba qual é sua reação diante de cada emoção e situação, permitindo que ela tenha autocontrole e encontre formas assertivas de se comportar. Essas pessoas são capazes de estabelecer relações saudáveis e conquistar a confiança dos colegas de trabalho.

Assertividade

Ser assertivo é saber se posicionar de forma firme e educada: é saber dizer sim quando esta for a resposta mais adequada, mas também saber dizer não quando necessário. Uma pessoa assertiva sabe se comunicar de forma segura e passar uma mensagem sem manipular os outros, dizendo o que é preciso ser dito. Ser assertivo é ser objetivo, honesto, transparente e saber ouvir a opinião dos outros. Com essa atitude, sempre respeitosa e séria, é possível conquistar a credibilidade e confiança das pessoas.

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