Lidar com pessoas chatas diariamente não é uma tarefa fácil, e quando esse vínculo acontece no ambiente de trabalho é preciso redobrar a paciência para manter uma boa relação profissional. A Inteligência Emocional proporciona caminhos para lidar com esse tipo de pessoa de uma forma mais tranquila e harmoniosa. Confira algumas dicas que a SBie preparou e evite o estresse com esse tipo de colega no ambiente corporativo:
Dicas para ter mais paciência com colegas chatos
Entenda o que te incomoda e evite projeções
Uma pessoa chata pode apresentar diversas características: pessimismo, hábito de fazer críticas o tempo todo, reclamar muito, ter tendência a fazer drama ou ser uma pessoa muito bajuladora. É necessário identificar o motivo que faz você considerar a pessoa em questão chata e, a partir daí, tentar entender quais fatores geram essa resposta negativa em relação ao outro.
Sempre que você se relaciona com alguém, é ativado um conteúdo emocional que desencadeia diversas sensações. Se durante sua infância você conviveu com alguém muito crítico no ambiente familiar, por exemplo, é possível que se irrite com mais facilidade ao interagir com um colega que também possui essa característica.
Normalmente, apresentamos dificuldades de relacionamento com determinadas pessoas pelos seguintes motivos:
- Possuímos características parecidas com as dela, mas que temos dificuldade em admitir;
- Desejamos ter alguma habilidade ou característica que a pessoa possui;
- O indivíduo pode nos remeter as nossas relações primárias (pai e mãe);
- Medo, inveja, competição ou ciúme da pessoa em questão.
A Inteligência Emocional acredita que o que enxergamos no outro é uma projeção do nosso próprio inconsciente e, por esse motivo, é necessário identificar a raiz do incômodo em relação ao outro. Dessa forma, é possível lidar melhor com todos os tipos de personalidade no ambiente de trabalho e na vida em geral.
Desenvolva a flexibilidade e aceite as diferenças
Cada indivíduo possui sua maneira de encarar a vida, assim como suas características pessoais. Para construir relações saudáveis e duradouras é preciso exercitar a flexibilidade e não se afetar tanto com as características negativas das pessoas que convivemos. É muito mais produtivo procurar as coisas positivas das relações e entender de que maneira elas podem melhorar sua rotina.
Entenda que todas as pessoas possuem qualidades e defeitos. Para isso, experimente colocar sua atenção no lado bom das pessoas e perceba como é possível melhorar consideravelmente essa relação.
Tenha empatia
Dedique-se a entender as bagagens emocionais do colega chato para compreender determinados comportamentos. Coloque-se no lugar dele e perceba quais são seus valores, ao invés de apenas ficar julgando e condenando seu jeito de ser.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Se você deseja se relacionar de maneira mais harmoniosa com pessoas diferentes de você, é necessário adotar uma postura mais flexível e paciente. Conheça o Método LOTUS de Inteligência Emocional — um treinamento de imersão que proporciona um mergulho profundo nas suas emoções e é capaz de dissolver crenças e padrões limitantes, melhorando seus relacionamentos e a forma como você lida com todos que convive.