Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

colegas de trabalho apertando as mãos
A blindagem emocional consiste na capacidade manter o equilíbrio em situações problemáticas.

As pessoas passam a maior parte do dia no trabalho e, por isso, é natural que muitas amizades surjam a partir das relações profissionais. Por outro lado, podem também existir alguns problemas de relacionamento que tornam necessário o desenvolvimento da blindagem emocional.

Em qualquer relação de trabalho, é fundamental estabelecer os limites da amizade e dos problemas de afinidade: por mais que existam as relações pessoais, a postura profissional sempre deve prevalecer. Quando esses limites são bem definidos e respeitados, os relacionamentos podem ser muito positivos para a empresa, já que a integração da equipe cria um clima de trabalho positivo, harmonioso e produtivo.

Se começarem a surgir problemas de relacionamento, porém, a performance e os resultados alcançados são afetados de maneira negativa. Quando isso acontece, é importante saber administrar a situação por meio do controle das emoções, impedindo que elas dominem os comportamentos e atitudes — essa é a verdadeira blindagem emocional!

O desequilíbrio emocional no ambiente de trabalho

Pessoas desprotegidas emocionalmente não têm autoconhecimento, ou seja, não possuem uma percepção clara de si, dos seus pensamentos e comportamentos.

Como consequência, elas frequentemente distorcem os acontecimentos da vida: enfatizam problemas, têm dificuldade de aceitar as diferenças, perdem o controle diante de conflitos, deixam as emoções dominarem suas ações, têm crises de raiva ou depressão, vivem ansiosas e são capazes de acabar com a harmonia organizacional.

O que causa problemas de relacionamento?

Muitos problemas de relacionamento no trabalho são causados pela falta de aceitação. Isso acontece porque todas as pessoas têm convicções, valores e opiniões diferentes e, quando os pontos de vista entram em conflito e as pessoas tentam fazer com que o outro concorde com sua opinião, começam a surgir os problemas.

Algumas pessoas são como um espelho: as limitações do outro são exatamente as mesmas que as delas, e conviver com isso pode ser terrivelmente doloroso, como se alguém estivesse cutucando sua ferida. Também pode acontecer o contrário: o outro possuir qualidades que a pessoa deseja, causando inveja.

Blindagem Emocional: aprenda a lidar com as emoções

Quando não temos controle e educação emocional, nos tornamos reféns das reações: quando um problema acontece, automaticamente substituímos uma ação assertiva por uma reação explosiva.

Se você quer administrar os problemas de relacionamento no trabalho ou em qualquer área da sua vida, aceitando e respeitando o outro, é preciso desenvolver sua Inteligência Emocional — uma somatória de habilidades que tornam as pessoas capazes de administrar as pequenas e grandes adversidades que a vida impõe, de modo a perceber as emoções e redirecioná-las para obter melhores resultados e relacionamentos.

Quando as pessoas têm a oportunidade de conhecer suas emoções, se tornam mais compreensivas consigo mesmas e com os outros. Como consequência, se tornam pessoas mais felizes e capazes de contribuir com a felicidade de todos que fazem parte do seu círculo de convivência.

Imagem: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia

Posts Relacionados

Os conflitos são inevitáveis, seja no trabalho, em casa ou

Leia Mais ►

Em um mundo repleto de prazos apertados, demandas pessoais e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Formulário captação

Preencha os campos abaixo pra continuar