Muito se fala em assédio moral no trabalho, principalmente nos dias de hoje. Essa prática, acontece diariamente em organizações de todos os setores, tamanhos e culturas. O assédio moral é configurado como qualquer tipo de humilhação e situações constrangedoras que, muitas vezes, podem acontecer de maneira implícita e comprometer o rendimento do colaborador e, principalmente, afetar a saúde mental, física e emocional de quem sofre constrangimentos constantes.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 42% dos profissionais brasileiros já sofreram com algum tipo de constrangimento no ambiente de trabalho e esse dado coloca o assédio como um problema de saúde pública, por provocar graves danos à saúde de milhares de pessoas.
Confira as principais características do assédio moral
- Exposição constante do colaborador
- Situações humilhantes e vexatórias
- Constrangimentos repetitivos e prolongados
- Relações hierárquicas autoritárias e agressivas
- Relações profissionais sem respeito e desumanas
Motivação ou assédio?
Alguns colaboradores trabalham melhor sob pressão e acreditam que o melhor tipo de gestor é exigente e sempre cobra resultados cada vez melhores. Porém, é importante que líderes aprendam a dosar a mão e tomar cuidado. Muitas vezes, ao tentar motivar a equipe, o gestor pode ultrapassar certos limites e cair em outro extremo: o assédio moral.
Quando isso ocorre, ao invés de motivar e gerar resultados para empresa, o líder acaba criando uma equipe de funcionários frustrados, estressados e pouco produtivos. De quebra, é possível que os colaboradores entrem na justiça contra a empresa, prejudicando a imagem da organização perante seus clientes e parceiros.
Como evitar o assédio moral no trabalho?
Para evitar que essa prática ocorra, é preciso compreender que os colaboradores possuem perfis e personalidades diferentes e, por conta disso, encaram a pressão e a rotina dos processos organizacionais de forma distinta. Por esse motivo, é importante ter cuidado ao definir estratégias para motivar e incentivar os colaboradores.
Desenvolver a Inteligência Emocional é a chave para eliminar o assédio moral
A inteligência Emocional é uma competência que reúne diversas habilidades que tornam as pessoas capazes de administrar os obstáculos que a vida moderna impõe. E, assim, aceitar e perceber suas próprias emoções e redirecioná-las para obter melhores resultados em diferentes esferas da vida.
Hoje, a Inteligência Emocional é um importante diferencial e se faz cada vez mais urgente nas organizações. Grandes corporações já estão introduzindo e apostando no fator humano como agente fundamental para o alcance de alta performance, e, mais do isso, para garantir um ambiente saudável e propício para os funcionários. A Inteligência Emocional é uma grande aliada no desenvolvimento de pessoas e culturas organizacionais.
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