O acontecimento tecnológico mais importante desde a criação da Internet.
Hoje em dia, por meio da internet e de dispositivos inteligentes, como smartphones, os seres humanos são capazes de realizar quase tudo sem precisar sair de casa.
Antes mesmo do COVID-19, essa tendência vinha ganhando força com rapidez.
Home Office, YouTube, Netflix, Ifood, Instagram, Twitter, Tinder, Videochamadas, Mercado Livre, Shopee, têm permitido que as pessoas obtenham de forma rápida e prática quase tudo o que precisam (e desejam) no conforto de suas casas.
Quase tudo no mundo depende diretamente da internet; a sociedade provavelmente entraria em colapso se a internet desaparecesse.
Basta olhar o desespero das pessoas quando, em Outubro do ano passado, o Facebook ficou fora do ar por apenas 7 horas.
E agora? Para o bem ou para o mal, o próximo passo da Revolução tecnológica, parece ser mesmo o Metaverso.
Muitos levantam a hipótese de que a década iniciada em 2020 seria para o Metaverso o que os anos 90 foram para a internet.
Em 2021, vimos o conceito do Metaverso ganhar popularidade rapidamente, culminando com o Facebook anunciando que eles estão se “rebatizando” como META e gastando bilhões no que Mark Zuckerberg chama de “o futuro da internet”.
O mundo de hoje seria completamente irreconhecível se os smartphones, as redes sociais e a internet nunca tivessem sido inventados, não é mesmo?
Bem, apertem os cintos, porque agora é a vez do Metaverso mudar completamente o mundo em que vivemos.
Imersão
Em vez de assistir a um vídeo, você estará no vídeo.
Você poderá andar por aí para obter melhores ângulos e perspectivas, além de usar as mãos para interagir com as coisas.
Além disso, você poderá usar sua voz para dar comandos ou se comunicar com outras pessoas do seu “bairro”.
O Metaverso é “Físico”
Tradicionalmente, quando você “entra” em algum lugar na internet, você é recebido em um site 2D ou pela interface de um aplicativo.
No Metaverso, por outro lado, em vez de sites e aplicativos, existem locais “físicos” no Metaverso para os quais você essencialmente “se teletransporta”.
Esses locais podem ser qualquer coisa, desde lojas, salas de reuniões, salas de jogos, áreas de socialização ou basicamente qualquer coisa que qualquer um possa imaginar (construir e desenvolver).
Você Existe como um Avatar no Metaverso
Dentro do Metaverso, você é representado por um avatar, semelhante com os avatares que o Facebook começou a incorporar em 2020.
Além disso, no Metaverso, as pessoas podem criar a identidade que quiserem para seu avatar.
Basicamente, fazendo com que seu avatar se pareça exatamente como elas são na vida real, ou podem dar asas à imaginação, criando um avatar completamente original.
Podendo até transformar seu avatar em um animal, robô ou qualquer outra coisa.
Comércio no Metaverso
Usuários costumam gastar dinheiro real em peças de roupas e acessórios para equipar seus avatares. Criando um verdadeiro comércio dentro do Metaverso.
Uma vantagem de comprar coisas no Metaverso é que o sistema é baseado na tecnologia blockchain, portanto, quaisquer “posses” que você possui ou cria no Metaverso são inteiramente suas e não podem ser copiadas ou roubadas.
A tecnologia Blockchain garante que diferentes bens digitais vendidos no Metaverso possam ser verdadeiramente únicos, como obras de arte. Além disso, as criptomoedas fazem o Metaverso girar; tudo é comprado ou vendido usando vários tipos de moedas digitais.
Realidade Aumentada no Metaverso
Em estágios posteriores, espera-se que o Metaverso utilize a Realidade Aumentada (AR). É aqui que, através de óculos AR, você poderá ver “hologramas” do Metaverso contra o pano de fundo do mundo real. Pokemon Go, por exemplo, foi um dos primeiros esforços rudimentares de tecnologia AR em ação.
Universo Metaverso
A partir de agora, existem vários Metaversos diferentes criados por diferentes empresas. No futuro, o objetivo é vincular os diferentes Metaversos para poder transportar seu avatar e ativos digitais de um Metaverso para outro.
Metaverso ainda está em sua infância
Assim como a internet era irreconhecivelmente elementar nos anos 90, o Metaverso ainda está dando seus primeiros passos.
Nos anos 90, poucas pessoas poderiam prever o quão entrelaçadas com a internet nossas vidas acabariam se tornando.
Temos que manter isso em mente quando começarmos a testemunhar o próximo estágio desta revolução.
Conclusão
Em suma, o Metaverso nos promete um futuro digno de um filme de ficção científica.
E esse futuro será bom ou ruim?
Será uma Utopia ou uma Distopia?
Só o tempo dirá.