A cada dia, a prática da Inteligência Emocional tem sido a solução de diversos problemas, sejam eles pessoais ou profissionais, principalmente em meio a pressões trazidas pela crise econômica.
Mas como sair ileso com tantas empresas falindo, famílias sendo descontruídas e doenças ligadas à emoção, como depressão, surgindo cada vez mais?
Em entrevista exclusiva a EXAME.com, o economista espanhol José Ramón Pin, professor da IESE Business School, falou sobre como encontrar motivação em tempos difíceis, o papel do chefe para o equilíbrio emocional da equipe e as lições que o brasileiro pode aprender com a crise.
3 dicas foram destacadas como infalíveis:
1. Toda crise é brutal, machuca. São imensos os desafios sob o ponto de vista emocional. Você precisa ter muita resiliência, aquele conceito emprestado da Física que mede a capacidade de recuperação de um material após uma deformação. Na crise, depois de cada golpe, é preciso recuperar as suas forças, seus sonhos. É preciso ter vontade de trabalhar, apesar de tudo.
2. Ter calma tem a ver com a sua experiência de vida. Os mais velhos e experientes, que já passaram por muitas fases econômicas, sabem que tudo acaba se ajeitando no final. Ninguém morre por causa de uma crise. A única coisa realmente proibida é se render, perder as esperanças. É preciso ter espírito de luta.
3. A prioridade do líder é manter os olhos das pessoas brilhando, precisa tranquilizar a equipe, com base em sua experiência, e dizer que crises passam, que o melhor a fazer é se preparar para a retomada do crescimento.
Sendo assim, como conseguir se destacar tanto pessoal como profissionalmente?
Em apenas dois dias intensos de Treinamento, você conseguirá técnicas e recursos emocionais poderosos para promover na prática do dia-a-dia as mudanças que você deseja de uma vez por todas!
Há quase 20 anos, Rodrigo Fonseca e toda a equipe da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional nos trás o que há de mais inovador em Inteligência Emocional.