Uma liderança competente é capaz de administrar, gerir, conduzir e motivar as equipes para alcançar os resultados esperados. O líder é a pessoa responsável por garantir que os processos de trabalho sejam efetivos e tragam os melhores resultados para a empresa, ao mesmo tempo em que precisam manter sua equipe motivada e satisfeita.
Líderes que motivam e administram emoções
Quando uma pessoa enfrenta algum problema em sua vida pessoal — no casamento, com os filhos, com a saúde ou financeiramente — é normal que seu estado emocional reflita no trabalho. Além disso, todas as emoções positivas e negativas vividas ao longo do dia afetam diretamente os comportamentos e o emocional, podendo causar estresse, falta de foco e baixa produtividade.
Se um líder não sabe administrar esse contexto e se preocupa apenas com os resultados e metas, ele dificilmente conseguirá manter sua equipe motivada e eficiente. É possível até que ele percorra o caminho oposto, e acabe despertando medo e raiva em seus liderados.
Líderes eficientes precisam ter percepção, sensibilidade e Inteligência Emocional para lidar com as situações alheias às atividades, metas e prazos. Eles precisam ir muito além disso, sabendo também como administrar emoções, personalidades e comportamentos. Por isso, é fundamental que os líderes se desenvolvam emocionalmente, pois é somente por meio de sua competência emocional que ele conseguirá administrar as emoções de todos.
Atitudes de um bom líder para manter sua equipe motivada
– Reconhecer as pessoas da equipe de maneira individualizada, a fim de que cada um saiba a importância de seu papel na empresa;
– Conhecer o perfil de seus liderados para direcionar as atividades adequadamente, de acordo com suas principais habilidades;
– Ouvir as opiniões e sugestões de sua equipe, evitando hierarquia;
– Saber quando e como cobrar, repreender, reconhecer, ceder e recomeçar;
– Perceber o grau de satisfação de cada liderado e agir antecipadamente para evitar problemas;
– Saber lidar com as falhas e direcionar os erros para que eles se tornem aprendizados;
– Reconhecer as necessidades individuais, de maneira a motivar cada pessoa da equipe individualmente.
O papel da Inteligência Emocional para a liderança e motivação
Desenvolver a Inteligência Emocional é tão importante quanto ter conhecimento de suas tarefas e funções. Para administrar pessoas é fundamental saber lidar com todos os perfis, além de saber como motivar o melhor lado de cada pessoa para que haja desenvolvimento pessoal e qualidade de vida.
Um líder que não desenvolve suas competências emocionais acaba criando tensões, mal entendidos, falhas na comunicação, perda de tempo e conflitos que abalam toda a equipe.
Quer descobrir e despertar o líder que existe em você? Comece desenvolvendo sua Inteligência Emocional para se relacionar de forma construtiva e harmoniosa com todas as pessoas que vivem à sua volta. Conheça o Método LOTUS: grandes líderes já nasceram e passaram por aqui, e você pode ser o próximo. Permita-se!
Imagem: © Depositphotos.com / opolja