A Inteligência Emocional tem se tornado uma habilidade cada vez mais prestigiada nos processos de seleção: as empresas reconhecem a importância de reconhecer e lidar com as emoções no dia-a-dia profissional.
Segundo estudos realizados na Universidade de Harvard, somente 15% dos nossos resultados estão ligados a nível de desenvolvimento técnico, enquanto os outros 85% estão ligados a questões de habilidades e atitudes.
A plataforma D’hire realizou uma pesquisa e apontou que, dos 300 profissionais da área de Recursos Humanos que foram entrevistados, 54,4% consideram igualmente importante as características comportamentais e técnicas dos profissionais contratados.
Os resultados mostram que as habilidades comportamentais são cada vez mais relevantes para o sucesso profissional, e a Inteligência Emocional é considerada a principal competência para destacar colaboradores.
Por isso, apesar de muitas pessoas acreditarem que os fatores emocionais não interferem no mundo dos negócios, eles estão presentes a todo instante. Isso porque quem move os negócios são pessoas, e pessoas são movidas pelas suas emoções — sejam elas positivas ou negativas.
Saber reconhecer em si mesmo suas emoções e entender de que forma elas se comportam, tanto em nós, quanto nos outros, pode contribuir para que o profissional administre melhor as adversidades da vida, como lidar com imprevistos que acontecem no dia a dia de uma empresa.
Características de um profissional emocionalmente inteligente
Um profissional emocionalmente inteligente:
— Reconhece seus sentimentos e emoções, respeitando seus limites;
— Respeita e compreende as emoções e os limites das pessoas, enxergando todos como seres humanos;
— Tem uma visão positiva e otimista em relação ao que acontece;
— Cultiva a sua motivação interna, e não depende somente dos fatores externos para se manter motivado;
— Sabe quando e como expressar ou brecar as próprias emoções, agindo sempre com controle emocional;
— Sabe manter a calma em situações de pressão;
— Sabe ouvir feedbacks e usar as críticas de forma construtiva para melhorar seu desempenho;
— Sabe identificar os conflitos e pontos fracos;
— Sabe reconhecer seu papel dentro da empresa e não depende do reconhecimento externo;
— Não é extremamente competitivo, pois sabe reconhecer o papel e a importância de cada um;
— Enxerga os problemas como desafios e sabe encontrar as oportunidades de soluções por trás de cada um;
— Tem empatia, demonstra interesse pela opinião dos outros e leva em consideração os sentimentos alheios.
A importância da Inteligência Emocional
Ter controle emocional é fundamental para manter uma postura profissional positiva e adequada. Saber lidar com as emoções no ambiente profissional e com os diferentes tipos de personalidade é vital para uma carreira de sucesso.
A Inteligência Emocional também ajuda a desenvolver pontos como aumento da autoestima e da autoconfiança, melhora na comunicação, e, claro, alta performance. A competência emocional tem seu início na autoconsciência, e, portanto, pode ser trabalhada e desenvolvida a qualquer momento.
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