O desconhecido causa medo na maioria das pessoas. O medo de começar ou terminar um relacionamento, de comprar um carro novo ou um apartamento, de mudar e começar um novo emprego, de aceitar um desafio e por aí vai.
Se você é, ou quer se tornar um empreendedor e abrir o próprio negocio, é fundamental vencer o medo e acreditar nas suas capacidades. Não basta ter apenas habilidades técnicas e conhecimento – a Inteligência Emocional é indispensável para vencer as barreiras psicológicas e abrir o próprio negócio.
Avalie seus medos: o medo é um mecanismo importantíssimo para nos proteger de situações que podem nos colocar em perigo. É a emoção que traz questionamentos e reflexão sobre os passos seguintes e que, muitas vezes, nos protege de possíveis sofrimentos e perdas.
Mas nem sempre esses medos são reais. Ao mesmo tempo em que nos protege, o medo é uma emoção que pode nos paralisar se não soubermos como identificá-lo e dominá-lo.
O primeiro passo para vencer o medo e abrir o próprio negocio é avaliar se esse medo está relacionado ao risco natural do mercado ou à falta de segurança e autoconfiança, que faz com que você não se sinta capaz.
Acredite no seu negócio: reflita sobre o quanto você acredita que o seu negócio realmente pode dar certo, quanto ele tem a oferecer e agregar às pessoas e ao mundo. A certeza do sucesso nunca é 100% garantida, mas se você tiver convicção que tem uma boa ideia e capacidade para realizar, siga em frente.
Conheça quem é você: avalie se as atividades do seu negócio estão de acordo com seus valores pessoais, tendo em mente a missão, visão e valores do negócio. Além disso, cuide para que o papel que exercerá ou o cargo que ocupará estejam ligados às suas habilidades e capacidades. Aproveite sua bagagem profissional e pessoal para abrir o próprio negócio. É muito importante que você encontre satisfação pessoal no seu negócio.
Planeje-se: um planejamento detalhado e completo é fundamental se você quer vencer o medo e abrir o próprio negócio, pois, além de ajudar a organizar as ideias e pensamentos, permite que você tenha uma direção, trace uma rota sempre com os pés no chão.
Visão estratégica: os erros fazem parte de qualquer processo, por isso, é importante saber que haverá imprevistos e criar estratégias para lidar com eles quando surgirem.
Seja flexível: durante o processo de planejamento e ação é possível que surjam novas ideias e oportunidades. Esteja disposto e seja flexível para expandir o leque de opções relacionados ao seu novo negócio.
Inspire-se: conheça histórias de outros empreendedores, entenda como eles enfrentaram os momentos difíceis, de dúvidas e incertezas. Modele as pessoas que considera de sucesso e peça ajuda quando necessário.
Expanda seus conhecimentos: Amplie seus conhecimentos sobre administração, gestão financeira, marketing e gestão de pessoas.
Fique por dentro: pesquise o mercado e as tendências do setor que você pretende atuar. Conheça os concorrentes diretos e indiretos e suas respectivas estratégias.