Durante muito tempo, o potencial de uma pessoa era medido pelo Quociente de Inteligência (QI). A partir da década de 1990, porém, o conceito de Inteligência Emocional mostrou que a capacidade de lidar com as próprias emoções é a principal habilidade que precisa ser desenvolvida para alcançar o sucesso profissional e a estabilidade emocional.
A Inteligência Emocional consiste na capacidade de perceber e controlar as próprias emoções e usar esse autoconhecimento em seu favor. Esta habilidade nem sempre é uma característica inata, mas pode ser aprendida e trabalhada pelos indivíduos. Ao desenvolver sua Inteligência Emocional, as pessoas conseguem aproveitar muito mais as possibilidades que o mundo oferece e sentem-se mais completas em relação à própria vida.
Confira a seguir as principais características de pessoas emocionalmente inteligentes e identifique os diferenciais para quem almeja crescer na vida profissional e pessoal:
8 características de pessoas emocionalmente inteligentes
Empatia
A capacidade de se colocar no lugar do outro e tentar compreender os sentimentos e pensamentos alheios é uma característica de pessoas emocionalmente fortes.
Praticidade
Agir de maneira prática, principalmente em situações de pressão, e a capacidade de concentrar-se em resolver conflitos diz muito sobre o grau de Inteligência Emocional de um indivíduo.
Autoestima e autoconfiança
Pessoas emocionalmente inteligentes não se abalam com críticas, conseguem rir de si mesmas e não se ofendem com brincadeiras.
Capacidade de aprender com os erros
Entender que o erro faz parte do processo de aprendizado e não hesitar em fazer tentativas é outro traço fundamental dos emocionalmente inteligentes. É justamente com os erros que aprendemos, e eles são essenciais para a evolução pessoal.
Respeito às diferenças
Pessoas mais evoluídas emocionalmente aceitam as diferenças sem julgamentos.
Busca pelo aprendizado
Não se contentar com aquilo que já aprenderam e estar sempre buscando aprimoramento é uma característica muito positiva das pessoas que possuem Inteligência Emocional, que querem sempre aprender mais e não se deixam estagnar.
Ausência de receio à mudanças
Não se desesperar com as mudanças e entender que elas são necessárias, além de disposição e flexibilidade para se adaptar é uma forte característica de pessoas que possuem Inteligência Emocional.
Gratidão
Pessoas emocionalmente inteligentes cultivam um sentimento de gratidão pelo o que já possuem na vida e preservam o bom humor, a energia e o bem-estar.
Desenvolva a sua Inteligência emocional
Você costuma usar as emoções as emoções a seu favor? No Método LOTUS você irá descobrir como desenvolver a Inteligência Emocional na prática e terá a oportunidade de realizar um mergulho interior capaz de transformar a forma de viver suas emoções.