Uma empresa rende mais e conquista os melhores resultados quando todos os funcionários trabalham em conjunto e em perfeito alinhamento com os objetivos estabelecidos. E um bom líder sabe muito bem disso.
Não basta apenas mandar e delegar tarefas: é preciso trazer todos os profissionais para o lado do líder e dar a motivação necessária para que cada pessoa se entregue ao máximo no dia a dia. Esta tarefa, entretanto, não é tão simples quanto parece. Motivar equipes requer preparo e utilização das técnicas certas para que as metas sejam alcançadas.
Tanto para quem já é chefe há anos quanto para quem conquistou recentemente uma posição de liderança, a capacidade de motivar equipes é essencial para o sucesso da empresa — especialmente em épocas de crise econômica, na qual a concorrência é mais acirrada e é necessário apresentar diferenciais no mercado.
Confira 7 dicas para motivar equipes
O papel de um líder moderno é totalmente oposto à figura do chefe tradicional, que só manda e não liga para os funcionários. Confira a seguir sete dicas para motivar equipes que todo líder deve colocar em prática:
1- Tenha a equipe a seu lado
O antigo padrão do chefe isolado em sua sala deve ser abandonado. Um líder moderno tem os liderados a seu lado, e é capaz de entender as necessidades da equipe que gerencia. Além disso, para aproximar ainda mais as pessoas dos diferentes setores da empresa, o líder deve investir em atividades recreativas para integrar os colaboradores e descontrair o ambiente.
2- Valorize os feedbacks
Um bom líder sabe cobrar resultados e criticar quando a situação exige, mas também sabe elogiar quando é preciso. Todo funcionário gosta de receber um feedback positivo após um trabalho bem feito, e isso o motiva a sempre se dedicar a entregar bons resultados. O feedback, portanto, só trará aspectos positivos ao ambiente.
3- Seja o “mentor” da sua equipe
Uma excelente estratégia de liderança e motivação é a contribuição para o aprendizado e desenvolvimento dos funcionários por meio da participação em cursos. Além de transmitir uma imagem positiva e valiosa para todos os colaboradores, que passarão a enxergar a empresa como uma parceira, este investimento terá como retorno o aproveitamento de novas competências dos funcionários.
4- Estimule a participação da equipe
É muito comum que um funcionário tenha uma ideia brilhante e que pode resolver os problemas da empresa, mas não se sente motivado ou confortável para propor suas ideias com a equipe. O papel do líder é justamente de estimular a participação das pessoas no ambiente criativo da empresa, uma vez que ninguém melhor que o próprio funcionário para apontar falhas e oportunidades para a empresa em que trabalha.
5- Faça parcerias
O líder moderno não olha apenas para o resultado do trabalho e os números da empresa, mas para todo o ambiente responsável por motivar e/ou desmotivar os funcionários. Uma boa saída para motivar a equipe é pensar no bem-estar dos colaboradores, oferecendo cursos, descontos em restaurantes, em escolas de idiomas, academias, entre outras opções.
6- Comemore com a equipe
A empresa fechou o ano com resultados além da expectativa? Comemore com seus funcionários! Essa celebração pode ser realizada com almoços especiais, folgas, happy hours etc. Este tipo de atitude é uma verdadeira mensagem motivacional que a empresa passa para cada funcionário.
7- Fique de olho nos problemas
Quando o funcionário começa o expediente já chateado por enfrentar os mesmos problemas de sempre, a motivação fica cada vez mais distante. O papel do líder é justamente o de antecipar as reclamações, observar as falhas e corrigir os problemas da empresa o quanto antes. Com um ambiente de trabalho positivo, a motivação cresce e os colaboradores se posicionam com maior interesse.
Imagem: © Depositphotos.com / racorn