A maioria das pessoas cresce ouvindo que sentir inveja é feio e errado, ao mesmo tempo em que os pais fazem diversas comparações de seus filhos com outras crianças, despertando um sentimento de inferioridade e incentivando a inveja.
A tendência é que esse hábito de se comparar com os outros e invejar suas conquistas acompanhe o indivíduo até sua vida adulta, fazendo com que ele se cobre cada vez mais.
Ninguém está livre de sentir uma pontinha de inveja, não apenas por ter sido condicionado a isso, mas por conta da falta de autoestima e autoconhecimento.
Como não sentir inveja dos outros?
Para não sentir inveja, é fundamental conhecer a si mesmo e elevar sua autoestima.
Apenas gostando de quem você é e se sentindo satisfeito com sua vida, conseguirá se valorizar e parar de se rejeitar.
Confira algumas dicas que poderão te ajudar a não sentir mais inveja dos outros:
Aceite o sentimento
O invejoso não está satisfeito com suas qualidades e conquistas. Isso não acontece necessariamente porque essas coisas são insuficientes ou inexistentes, mas porque a pessoa tende a olhar somente para o que acontece de errado.
O primeiro passo para não sentir inveja é aceitar e assumir que este sentimento existe, pois, somente percebendo nossos comportamentos destrutivos conseguiremos mudá-lo.
Seja justo com você
Se comparar com outras pessoas é uma atitude que destrói a nossa autoestima cada vez mais.
E, por mais que as pessoas saibam que este é um hábito destrutivo, o comportamento se repete ao longo da vida.
Já que é para se comparar com os outros, que seja de maneira justa: quando olhar para as qualidades do outro, não se esqueça de olhar para seus próprios pontos fortes.
Reconheça que você tem alguns defeitos, mas que todas as pessoas do mundo também têm.
Em vez de achar que a vida do outro é perfeita, tente imaginar as dificuldades dessa pessoa, assim como suas lutas e os seus defeitos.
Seja fiel a seus valores
Muitas pessoas desejam ser como o outro, sem questionar se aquilo que ele faz tem a ver com seus próprios valores e estilo de vida.
Sempre dê preferência a seus próprios sonhos, crenças e valores (mas também, esteja disposto a mudar).
Pare de lutar contra coisas que não podem ser mudadas
Muitas coisas podem ser trabalhadas, alteradas ou adquiridas com treino e dedicação.
Você pode aprender como falar uma língua diferente, falar em público, mudar de carreira ou de cidade, a ser mais calmo e até fazer alterações em seu corpo.
Outras coisas, porém, não podem ser mudadas — como sua nacionalidade ou sua família — e é importante aceitar e parar de lutar contra o que é imutável.
Cuide de suas emoções
Apenas pessoas que não se amam e não se aceitam possuem o desejo de ser igual a outra pessoa.
Se você quer descobrir que é um ser único e maravilhoso, precisa olhar para você e para sua história de vida, conhecendo a si mesmo de maneira verdadeira e profunda.
Quer saber como? Conheça o LOTUS Inteligência Emocional!