Não restam dúvidas de que é fundamental ter um bom relacionamento com seu chefe, certo? Afinal, é para ele que você vai se reportar diretamente no dia a dia e é ele quem mais pode ajudá-lo a conseguir sua tão desejada promoção ou quaisquer outras conquistas no meio corporativo. Mas como exatamente construir uma boa relação com seu superior? Pois aí quem pensa que a bajulação é o melhor caminho se engana, porque não existem atalhos. Assim, o melhor a ser feito é mostrar seu valor! Nesse sentido, algumas estratégias são preciosas. Que tal conhecê-las? Então acompanhe:
Aproveite bem o tempo da chefia
Altos executivos estão sempre apressados, por isso, valorize o tempo que tem disponível com seu chefe, sejam 5, 10 ou 30 minutos. Procure ir para cada reunião munido de todos os dados e documentos necessários para agilizar o processo, lembrando-se de que atrasos só são perdoáveis em caso de imprevistos — e nesses casos devem ser justificados o quanto antes.
Também é preciso saber a hora certa de conversar com ele, não demorando mais que o necessário. Para tanto, seja bastante assertivo e descubra, com o tempo, os meios de comunicação que funcionam melhor nessas situações. Alguns relatórios mais simples, por exemplo, podem ser enviados por e-mail, deixando para discutirem pessoalmente questões mais complexas. Mas isso não quer dizer que você deve levar dúvidas para casa, ok? Se algum direcionamento não estiver claro, pergunte, certificando-se de que está no caminho certo.
Surpreenda com uma postura proativa
Se você quer realmente impressionar seu chefe, não basta fazer simplesmente o que ele espera. Nesse caso, é preciso superar suas expectativas. Por isso, não espere ser cobrado, faça antes de o pedido chegar. Antecipar tarefas e prazos constitui uma postura que chama a atenção de qualquer chefe. Assim o gestor sentirá que não precisa controlar todos os seus passos, fazendo com que você ganhe sua confiança.
Se suas tarefas diárias estão sob controle, você pode ir além, disponibilizando-se para assumir novas responsabilidades e vendo como pode fazer melhorias na empresa, investindo sua energia e seu senso crítico para aperfeiçoar processos. Feito isso, não se esqueça de tornar sua atitude reconhecida, pedindo sempre feedbacks em relação às mudanças implementadas.
Não hesite em pedir conselhos
Se você trabalha para um alto executivo, certamente sabe que sua trajetória não se desenvolveu ontem, ou seja, ele definitivamente não está ali por acaso. E é por isso que sua experiência deve ser valorizada. Assim, sempre que achar que há espaço, encoraje-o a dividir seus aprendizados com você. E quando estiver diante de um impasse, peça conselhos, questionando se ele já passou por alguma situação parecida, como solucionou o problema e qual sua opinião sobre o contexto.
É claro que você não precisa seguir fielmente seus passos, até porque cada história é única, mas esses ensinamentos podem servir não só de base como de inspiração para que você trace seu próprio caminho sem tropeçar nas mesmas pedras.
Saiba lidar com suas emoções
Em um ambiente corporativo, acaba sendo muito fácil perder o bom humor. Mas lembre-se de que o que faz o sucesso de um profissional não são simplesmente suas qualidades técnicas, mas, sim, sua capacidade de se relacionar com as pessoas e com seus próprios sentimentos. É a chamada Inteligência Emocional.
Na relação com o chefe, essa habilidade é colocada à prova a todo momento, forçando-o a ter jogo de cintura e controle emocional para ajustar os ponteiros com ele. Para isso, procure compreender seu chefe, suas preocupações e anseios, mostrando que você está, sim, do seu lado e ele pode contar com seu empenho.
Agora que você está prontinho para construir um bom relacionamento com seu chefe, comente aqui e nos conte se já conseguiu identificar em que aspectos precisa melhorar! Compartilhe suas histórias e impressões conosco!