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© Depositphotos.com / carlosphotos A vergonha em vender está relacionada ao medo de ser avaliado, criticado, ignorado e rejeitado.

É natural que alguns momentos da vida profissional façam com que o indivíduo sinta medo ou frio na barriga. Isso acontece especialmente quando é necessário lidar com situações desconhecidas ou falar na frente de um grande número de pessoas. Existem pessoas, porém, que sentem medo mesmo em momentos que não apresentam nenhum tipo de ameaça — como ao estabelecer um primeiro contato com um novo cliente, por exemplo.

Para uma empresa, é fundamental poder contar com uma equipe de vendas que esteja bem treinada e motivada a alcançar os melhores resultados. Uma vez que o fechamento de uma venda está diretamente associado a um bom relacionamento com o cliente, a timidez pode ser uma vilã responsável pela queda das vendas.

Em geral, a vergonha de vender está relacionada ao medo de ser avaliado, criticado, ignorado e rejeitado. Quando a pessoa não tem controle sobre esses medos, a tendência é que ela acabe se fechando como uma forma de se proteger, prejudicando consideravelmente seu desempenho profissional. A dificuldade para se relacionar, nesses casos, vem da necessidade de aceitação.

Uma pessoa tímida geralmente faz de tudo para se proteger da exposição, se fechando e se isolando. Com isso, ela acaba escondendo suas potencialidades e habilidades, perdendo também inúmeras oportunidades de crescimento. Mesmo em casos em que o profissional é muito capacitado para exercer sua função, ele acaba perdendo o cargo por não alcançar resultados satisfatórios.

Características das pessoas tímidas

  • Dificuldade de falar em público;
  • Dificuldade para lidar com situações desconhecidas;
  • Falta de habilidade para conversar com pessoas novas e fazer amigos;
  • Insegurança;
  • Medo do ridículo;
  • Medo de não atender às expectativas;
  • Preocupação excessiva com o que os outros podem pensar.

Dicas para vencer a vergonha de vender

Enfrente seus medos

Identifique comportamentos que você usa como proteção e estabeleça uma meta semanal para realizar coisas que você sempre teve resistência em fazer, tais como: expor suas ideias, não ter medo de argumentar com os clientes e ser mais proativo.

Reconheça seus pontos fortes

Tirar o foco das suas dificuldades é fundamental para se sentir mais seguro e capaz. Faça um exercício e liste tudo que você admira em si mesmo, de modo a adquirir maior consciência sobre suas qualidades e vencer seus medos.

Não se compare

O ato de competir ou se comparar com os colegas faz com que você anule e diminua as próprias qualidades e particularidades. Cada ser humano possui habilidades e particularidades, porém, o hábito de se comparar e se cobrar em excesso faz com que a timidez e a sensação de incapacidade aumentem.

Identifique as situações que deixam você mais tímido: conversar com um novo cliente, ser criticado, ser questionado sobre um assunto que não domina. Ao tomar consciência dos gatilhos que trazem a timidez no trabalho, é possível trabalhá-los separadamente.

Invista em Inteligência Emocional

A timidez tem origem no medo, uma emoção sustentada pela falta de confiança e autoconhecimento. Se você deseja vencer o medo de vender para aumentar seus resultados e alavancar sua carreira profissional, desenvolva sua Inteligência Emocional com o Método LOTUS. Trata-se de um treinamento que trabalhará suas emoções e irá despertar o grande potencial que existe em você.

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