A maioria das pessoas passa sua vida em busca de aprovação e aceitação. Essa necessidade nasce ainda na infância, quando o indivíduo anseia pelo cuidado, atenção e aprovação dos pais. A tendência é que as pessoas cresçam projetando esse desejo nos outros, seja nos amigos, nos colegas de trabalho, no chefe ou até mesmo no parceiro.
Quem é mais inseguro, entretanto, acaba sofrendo mais com a rejeição e o sentimento de desvalorização. Indivíduos que se sentem dessa maneira podem acabar recorrendo à chantagem emocional para manipular os outros e fazer com que eles satisfaçam seus desejos e necessidades. Isso geralmente é feito de maneira sutil, e os parceiros sequer percebem que estão sendo controlados.
Quem tem esse tipo de comportamento pode agir de duas maneiras: se fazer de vítima para sensibilizar o parceiro ou tentar mostrar seu poder para obter respeito e conseguir tudo aquilo que deseja.
Como saber se você está sofrendo chantagem emocional
- Seu parceiro vive jogando na sua cara as coisas positivas que fez a você, na tentativa de despertar um sentimento de dívida;
- É comum que seu parceiro tenha reações descontroladas e desproporcionais;
- Seu parceiro frequentemente te acusa de ser egoísta no relacionamento e no dia a dia;
- Seu parceiro se coloca como vítima, e frequentemente usa sua dor para comover;
- Com a intenção de chamar sua atenção, seu parceiro se isola;
- A pessoa promete recompensas ou faz ameaças para conseguir o que quer.
Como lidar com a chantagem emocional do parceiro
Abra mão da sua necessidade de se sentir importante
Relações baseadas em chantagem emocional causam uma dependência mútua entre o casal. Isso acontece porque o manipulado também está buscando por aceitação, e sente que a encontra neste tipo de relação. Portanto, é preciso resolver também seus próprios problemas relacionados à carência afetiva para, então, acabar de vez com a situação.
Identifique os gatilhos
Identifique o tipo de chantagem que seu parceiro costuma utilizar, que podem variar entre culpa, vitimização, poder ou ameaças. Com isso, você conseguirá perceber qual a real necessidade por trás desse comportamento: sentir-se aceito, amado, protegido ou seguro. A partir dessas informações você encontrará alternativas para mostrar ao parceiro os gatilhos que geram este comportamento, de modo que vocês possam trabalhar juntos nessas questões.
Seja firme
Não ceda à chantagem emocional. Mantenha-se firme nas suas decisões e aprenda a dizer não sempre que for necessário.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
As relações são sempre baseadas em trocas e necessidades. Nesse sentido, o primeiro passo para construir relações livres e saudáveis é ter consciência do que existe por trás de cada relacionamento. Ao desenvolver sua Inteligência Emocional, você aprende a lidar e trabalhar com as suas emoções e também ganha ferramentas para se libertar de tudo que lhe aprisiona.