É inevitável ter que se relacionar com pessoas difíceis — seja no trabalho, no círculo de amigos ou até mesmo dentro de casa. Certamente, nem todas as pessoas que você considera difíceis são vistas da mesma forma pelos outros: seu colega de trabalho pode ter muita dificuldade para conviver com alguém que você adora, por exemplo. Isso mostra como, na realidade, a convivência também depende de você.
Identifique os motivos da dificuldade
Normalmente, consideramos difíceis aquelas pessoas que a convivência demanda uma grande quantidade de energia e paciência. Geralmente essas são pessoas muito críticas, pessimistas, reclamonas, bajuladoras, dramáticas e que apresentam outras características incômodas. É preciso identificar o que de fato está causando o incômodo para, assim, tentar fazer com que a relação fique mais aceitável.
Em geral, temos dificuldade de lidar com uma pessoa por causa uma das seguintes razões:
– Temos as mesmas características que elas, e não aprovamos isso em nós;
– Gostaríamos de ter alguma característica que a pessoa possui;
– A pessoa tem comportamentos iguais aos de nossos pais.
Para a Inteligência Emocional, tudo o que vemos no outro é uma projeção do nosso inconsciente. Por isso, identificar o que está causando tanto incômodo é o primeiro passo para aprender a lidar com pessoas difíceis, especialmente quando estamos em uma posição de liderança.
Como liderar pessoas difíceis
Não rotule
Sempre que você rotula uma pessoa, você impede a si mesmo de conhecer quem ela realmente é. Se você considera que a pessoa é difícil de conviver e evita ter que lidar com ela, nunca conseguirá enxergar o que ela pode oferecer de positivo. Lembre-se que todas as pessoas têm talentos e limitações, e o que muda a sua relação com elas é justamente onde você coloca a sua atenção.
Espelho
Algumas pessoas apresentam as mesmas limitações que você, e conviver com isso pode ser terrivelmente doloroso — como se alguém estivesse cutucando sua ferida. Também pode acontecer o contrário: o outro possuir qualidades que a pessoa deseja e, por falta de consciência, você acaba considerando aquela pessoa difícil.
Aceite as diferenças
Em geral, não sabemos como liderar pessoas difíceis porque não somos capazes de aceitar as diferenças. Um líder que espera que o outro seja como ele dificilmente exercerá uma boa liderança.
Todas as pessoas têm histórias e convicções diferentes. Por isso, o ideal é compreender a pessoa, o contexto em que ela vive e seus valores. As pessoas são diferentes, têm necessidades diferentes e buscam suprir suas carências de formas diferentes. Aceite e respeite a forma de ser do outro.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Desenvolver a Inteligência Emocional para liderar é tão importante quanto ter conhecimento de suas tarefas e funções. Isso porque, para gerenciar pessoas, é necessário saber lidar com todos os perfis de funcionário, além de saber como motivá-los de acordo com suas necessidades e anseios particulares.
Se você quer desenvolver sua Inteligência Emocional e saber como liderar pessoas difíceis e de diferentes personalidades, conheça o Método LOTUS. Grandes líderes já nasceram e passaram por aqui, e você pode ser o próximo, basta se permitir!