Companheirismo é um tipo de vínculo em que o indivíduo sabe que pode contar com alguém e se coloca à disposição para ajudar sempre que o outro precisar. Trata-se de um relacionamento que não é movido a obrigações ou interesses, mas pelo desejo de querer o bem do outro.
Companheirismo no trabalho
O ambiente de trabalho é formado por constantes desafios, pressões, metas a serem batidas, diferenças interpessoais e disputas entre colegas de trabalho. Vínculos afetivos e companheirismo fazem toda a diferença na criação de um clima de harmonia e excelência na rotina de trabalho, e cada pessoa tem um papel importante na construção do ambiente.
Veja algumas dicas para ser uma pessoa companheira e positiva no ambiente de trabalho:
- Sorria, deseje bom dia e abrace;
- Ajude quem estiver passando por alguma dificuldade, seja orientando na resolução de um problema ou apenas escutando um desabafo;
- Ensine algo que você sabe a alguém;
- Fuja de fofocas, procurando sempre olhar para o lado positivo das pessoas e das situações;
- Agradeça por um trabalho bem feito, reconhecendo as qualidades e acertos das pessoas;
- Seja educado e lembre-se de falar “por favor” e “obrigada”;
- Envie mensagens de motivação e reconhecimento, pois elas podem mudar o dia de uma pessoa;
- Faça elogios publicamente e críticas em particular;
- Fale sobre quantos sonhos você pode realizar por meio do seu trabalho;
- Pergunte quais os maiores sonhos das pessoas;
- Console alguém que esteja em um momento difícil.
Aprenda a lidar com as emoções
Pessoas com Inteligência Emocional sabem controlar e lidar com as emoções sem deixar que elas interfiram negativamente em suas relações interpessoais. Esses indivíduos sabem compreender e respeitar as diferenças entre as pessoas sem exigir que todos sejam e pensem como ela e são capazes de entender que todas as pessoas têm limitações e fraquezas que devem ser respeitadas.
A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e praticada diariamente, e o Método LOTUS existe para isso: ajudar no seu processo de desenvolvimento emocional.