A Inteligência Emocional considera que a maioria das doenças é uma manifestação inconsciente do corpo, que está sinalizando a existência de algum desequilíbrio como conflitos internos, situações mal resolvidas, emoções desajustadas, traumas não superados, estresse e insatisfação pessoal ou profissional.
Tosse emocional
A tosse é um mecanismo de defesa que serve para desobstruir a passagem do ar para as vias aéreas e de expulsar substâncias prejudiciais para o corpo, como poeiras, vírus e bactérias. A tosse é um sintoma que pode ter origem orgânica (causas físicas como asma, gripe, pneumonia, rinite, sinusite ou refluxo) ou emocional — quando todas as possibilidades clínicas são descartadas, mas a tosse persiste.
Sintomas da tosse emocional
Também conhecida como tosse psicogênica, a tosse emocional só é diagnosticada após a exclusão completa de todas as causas orgânicas. Se não for possível identificar uma origem biológica ou física para a tosse, o mais provável é que o problema seja uma consequência de desequilíbrios emocionais.
Em geral, os sintomas da tosse emocional são: tosse alta, seca, irritativa e bastante incômoda, mas que desaparece durante o sono.
Tratamento para tosse emocional
Os remédios antitussígenos certamente são capazes de aliviar o incômodo, mas não tratam a causa da tosse. É preciso investigar o que está causando essa manifestação e, a partir daí, tratar a raiz do problema — emocional ou físico.
Caso seja totalmente emocional, a tosse indica um desejo inconsciente de eliminar crenças e valores que provocam conflitos internos e resolver as confusões internas que estão reprimidas. Este tipo de tosse mostra que a pessoa está explodindo por dentro.
As situações mais comuns que desencadeiam a tosse emocional são:
– Excesso de pensamentos reprimidos por medo ou por falta de opção;
– Falta de compreensão dos outros, que não escutam o que é falado;
– Decisões e situações que foram aceitas contra a vontade;
– Resistência às mudanças.
Cuide das suas emoções e proteja sua saúde
Se você sofre com doenças e quer ter uma vida mais saudável, não deixe de procurar a ajuda de um profissional. Quando você sabe lidar com suas emoções e tem autoconhecimento para resolver os conflitos internos, dificilmente seu corpo será atingido.
Fale o que pensa, chore quando for necessário, mude, recomece… libere seu interior e jamais se deixe sufocar por seus pensamentos. Desenvolva sua Inteligência Emocional e saiba como fazer tudo isso por meio de um contato profundo com suas emoções.
Imagem: iStock.com / KatarzynaBialasiewicz