Administrar as próprias emoções e compreender o estado emocional dos outros é o principal segredo dos relacionamentos duradouros. Você tem maturidade emocional quando sabe se relacionar com você mesmo e com as pessoas, com consciência sobre as suas escolhas e comportamentos. Maturidade emocional significa ter consciência da reação que cada emoção traz para sua vida e, a partir daí, escolher comportamentos que sejam menos destrutivos e mais saudáveis.
Imaturidade emocional: refém das emoções
Uma pessoa que não tem controle e maturidade emocional vive de forma inconsciente, pois é dominada pelas suas emoções e reações, vivendo a mercê dos acontecimentos. Em um relacionamento não é diferente e, além de lidar com as próprias emoções, você precisa administrar as emoções do seu parceiro.
A falta de maturidade emocional nos relacionamentos é percebida por meio de alguns padrões negativos que, a médio e longo prazo, são capazes de destruir as relações. Veja alguns deles:
– Pequenos acontecimentos se tornam grandes tragédias;
– As partes não são capazes de dialogar e se colocar no lugar do outro;
– Dificuldade de perdoar, remoendo situações passadas;
– Insegurança e falta de confiança no outro;
– Os parceiros são controladores e ciumentos;
– O casal é dependente, e nenhuma das partes tem momentos a sós;
– Incapacidade de lidar com as limitações do parceiro;
– Um sempre espera e cobra que o parceiro mude;
– Términos e brigas constantes;
– Incapacidade de amar incondicionalmente.
Para mudar essa situação, comece por você. Tudo aquilo que você é capaz de fazer e nutrir por você é refletido em suas relações: você só é capaz de amar o outro, se souber se amar; você só é capaz de compreender as emoções do seu parceiro, se souber compreender as suas próprias emoções. Se você aceita suas próprias limitações, deixa de esperar que o outro seja perfeito.
8 dicas extraordinárias para alcançar a maturidade emocional no relacionamento
1- Mantenha a calma
Respire fundo e conte até dez sempre que uma emoção negativa surgir. Tenha o cuidado de não projetar suas emoções no outro, mesmo que ele seja responsável por ter provocado este sentimento negativo. Tenha controle emocional e saiba manter a calma, mesmo em situações de dificuldade.
2- Conheça seu parceiro
O que vocês são hoje é resultado do que foram um dia. Por isso, compartilhem suas histórias de vida, infância e a relação com os pais. Estejam juntos na busca pelo autoconhecimento.
3- Compreenda a relação
Identifique quais necessidades existem por trás da relação: o que você busca no parceiro, e o que ele busca em você. Cada pessoa busca suprir as suas carências no outro, como tentativa de suas dores. A compreensão permite que vocês sejam mais conscientes dos seus comportamentos, abandonando as necessidades e deixando que o amor seja o condutor dessa relação.
4- Aceite as diferenças
Vocês aprenderam as coisas e cresceram de formas diferentes. Compreenda isso e faça acordos com seu parceiro, de modo a minimizar os conflitos que essas diferenças podem causar.
5- Seja realista
Aprenda a enxergar cada dificuldade ou crise como uma chance para o aprendizado e amadurecimento da relação. Abandone a ideia de que relacionamentos são contos de fadas: momentos difíceis não significam falta de amor e fazem parte de qualquer relação.
6- Entenda sua responsabilidade
Tudo o que acontece em uma relação tem 50% de responsabilidade de cada um. Antes de falar que seu parceiro errou, encontre sua responsabilidade e perceba em quais aspectos também precisa melhorar. Converse com seu parceiro sobre a responsabilidade de cada um e façam um novo acordo. Fuja das acusações, e foque nas soluções.
7- Tenha momentos a sós
Faça coisas que você gosta, encontre amigos e não seja dependente do seu parceiro. Quanto melhor você souber se relacionar consigo mesmo, melhor se relacionará com o outro.
8- Reconheça
Saiba e reconheça o papel e a importância de cada um na relação, bem como as qualidades e defeitos. Abandone a necessidade de competir com seu parceiro, aprenda a lidar com as limitações e lembre-se sempre que ninguém é perfeito.
Método LOTUS e a maturidade emocional
Lidar com as emoções não é uma tarefa que aprendemos na escola, na faculdade ou em qualquer outro lugar. Isso explica porque as pessoas estão cada vez mais estressadas, infelizes e doentes.
No Método LOTUS você descobre como alcançar a maturidade emocional na prática: são dois dias de imersão que proporcionam um mergulho interior capaz de transformar a forma de viver as suas emoções e a sua vida. Experimente!
Imagem: © Depositphotos.com / brickrena