Também conhecida como transtorno de ansiedade social, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC), a fobia social é definida pelo “medo extremo de ser observado pelos outros, evitando qualquer tipo de interação social”.
Um estudo divulgado pelo National Institute of Mental Health, estimou que 7,1% dos adultos dos EUA apresentaram sinais de fobia social em 2018 e 12,1% sofreram esse transtorno em algum momento de suas vidas.
Pessoas nessas condições ficam apavoradas com a ideia de serem avaliadas negativamente em público, temendo até mesmo a humilhações.
Esse medo a impede de alcançar seus sonhos e metas. Por isso, a conscientização é extretamente importante para que as pessoas busquem ajuda.
Entre a timidez e a fobia social, há uma grande diferença.
Quais são os sintomas da fobia social?
É preciso ficar atento aos sintomas físicos e emocionais da fobia social, pois afetam diretamente a rotina diária da pessoa.
Situações cotidianas como usar banheiros públicos, iniciar conversar, manter um relacionamento amoroso, entrar em uma sala cheia de pessoas etc., acabam sendo o maior dos temores.
Preste atenção nos principais sinais emocionais:
- Pensamento negativo sobre si;
- Atenção excessiva ao próprio comportamento;
- Medo de interagir com outras pessoas por mais de seis meses;
- Receio em ser o centro das atenções;
- Ansiedade desproporcional à situação.
Sintomas físicos:
- Batimento cardíaco acelerado;
- Dificuldade em recuperar o fôlego;
- Tontura;
- Tremor nas mãos;
- Alteração na voz.
Veja mais: “5 dicas para perder o medo das pessoas”
A Inteligência Emocional pode ajudar?
A Inteligência Emocional busca a origem de cada trauma ou interpretação realizada de modo prejudicial na primeira infância e gestação.
Reconhecendo os gatilhos do momento que se originou aquele medo, a pessoa passa a ter consciência emocional sobre si, conseguindo fazer uma profunda reflexão sobre seus comportamentos, padrões e crenças limitantes.
Em nosso treinamento LOTUS – Inteligência Emocional, muitas pessoas já venceram a fobia social, isso significa que você também pode.
Que tal dar o primeiro passo para a transformação acontecer? Se você conhece alguém que esteja essa condição, compartilhe esse artigo!