Embora essa ideia seja inicialmente assustadora e associada ao sobrenatural, a psicologia entende que a premonição é um pressentimento de que alguma coisa — boa ou ruim — está para acontecer. Esta sensação está muito mais associada à emoção do que à razão, e está diretamente ligada à intuição.
Se cada indivíduo avaliar cuidadosamente cada um dos seus pressentimentos, certamente encontrará uma relação entre essa sensação e algum aspecto de sua vida. Todas as pessoas são intuitivas, mas a maioria delas prefere racionalizar todos os pensamentos e sentimentos, tomando decisões com base no julgamento de certo e errado, deixando seus sentimentos de lado.
Será que você está prestando atenção nas coisas que sente e na sua intuição? Saiba a seguir:
Como testar sua intuição
O neurocientista David Eagleman aponta que uma boa maneira de testar sua intuição é brincando de cara ou coroa com uma moeda: estipule que cada lado da moeda equivale a determinada decisão.
A ideia não é colocar suas escolhas na mão do acaso, mas avaliar como você se sente em relação ao resultado: caso você se sinta levemente aliviado, essa é a decisão correta para você. Por outro lado, se o resultado for decepcionante ou irritante, talvez seja o caso de escolher a outra opção.
Meditação para desenvolver a intuição
A prática da meditação ajuda a acalmar a mente e trazer clareza, melhorando automaticamente a capacidade de escuta interior e do equilíbrio emocional. Isso porque a atividade traz autoconhecimento, plenitude e autoconfiança.