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© Depositphotos.com / pressmaster Para realizar uma boa liderança é muito importante saber controlar as emoções ao desempenhar as funções de um gestor.

Liderar uma equipe envolve diversos fatores estressantes. Conduzir os colaboradores para que alcancem resultados, manter todos motivados, gerenciar conflitos, identificar talentos e pontos que precisam ser trabalhados são algumas demandas que todo gestor precisa lidar.

Uma empresa é feita por pessoas, portanto, por emoções. E para realizar uma boa gestão é fundamental saber identificar e controlar as emoções ao desempenhar as funções de um gestor. É importante ressaltar que a época que o chefe “linha dura” era valorizado dentro das empresas e reinava de maneira absoluta não existe mais. A liderança autoritária perde espaço a cada dia e dá lugar a uma atuação mais democrática e voltada para o desenvolvimento das pessoas que formam o time.

Ter empatia (capacidade de compreender o sentimento ou reação de outra pessoa) para entender o que motiva cada um e saber ouvir os funcionários são algumas das características essenciais para que gestores consigam liderar uma equipe de maneira assertiva.

Confira as dicas para ter equilíbrio emocional ao liderar uma equipe

Saiba delegar

Tome cuidado com “centralização” das tarefas, não é necessário se envolver em todos os detalhes dos projetos. Uma equipe alinhada, com uma comunicação sem ruídos e objetivos claros, tem maior capacidade para atingir resultados. Reconheça o talento dos membros da equipe e faça ajustes para que cada um tenha espaço para exercer seus talentos e habilidades.

Conheça seus colaboradores

Dedique-se a conhecer quem trabalha com você! Planeja momentos de descontração entre a equipe, isso aproxima os funcionários e gera um clima corporativo mais agradável, harmonioso e possibilita momentos de aproximação entre os gestores e colaboradores.

Saiba ouvir

Ao escutar os colaboradores você desenvolve uma relação de confiança. Dar espaço para que a equipe coloque suas opiniões é fundamental para que ela se sinta valorizada. Muitas vezes, boas ideias podem sair das eventuais críticas e sugestões dos funcionários.

Analise o contexto

Entender o melhor momento para repreender, cobrar, valorizar e ceder é fundamental.

Atenção para os Feedbacks

Converse com seus funcionários sempre individualmente. Procure sempre falar algo positivo, assim o colaborador abre sua percepção e fica mais acessível. Após destacar os pontos positivos, fale dos aspectos que precisam ser melhorados e sempre finalize com um incentivo, ressaltando que você confia na capacidade do funcionário em aprimorar suas habilidades.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Um bom desempenho como gestor envolve competência profissional, intelectual e equilíbrio emocional. Ao ter dificuldades de entender e lidar com as próprias emoções, o líder corre o risco de tratar sua equipe de modo insensível e arrogante, prejudicando os relacionamentos e o rendimento de toda equipe. Quer desenvolver sua inteligência emocional? Conheça o Método LOTUS – um treinamento que propõe um entendimento profundo das suas emoções.

 

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