Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / maxximmm1 O medo excessivo de alturas, mesmo em situações que não representam riscos, caracteriza uma fobia que pode ser prejudicial à vida do indivíduo.

O medo é uma emoção protetora, que faz as pessoas pensarem duas vezes antes de agir. Entretanto, quando o medo se torna excessivo e desproporcional à realidade, caracterizando uma fobia, pode acabar trazendo prejuízos à vida do indivíduo.

É natural sentir frio na barriga ao olhar para baixo de um prédio de vinte andares, por exemplo. Algumas pessoas, porém, sentem medo de alturas que não representam tanto risco — como uma escada, varanda ou uma ponte — e fazem de tudo para ficar bem longe de situações em que precisam enfrentar este tipo de “perigo”.

Como perder o medo de altura?

Compreenda seu medo

O medo de altura não está necessariamente associado a eventos ou traumas do passado, mas existem pessoas que desenvolvem medo de altura justamente por conta de alguma queda sofrida durante a infância ou trauma associado a queda de aviões. Nesses casos, a pessoa fica condicionada a sentir um medo incontrolável de situações que podem apresentar riscos de queda.

Se este for o seu caso, procure uma terapia para ressignificar o acontecimento e se libertar do trauma.

Use seu lado racional

Racionalmente, todas as pessoas são capazes de identificar as situações que realmente apresentam perigo. Porém, quando o lado emocional dispara o medo, o indivíduo perde o controle da situação. Ao enfrentar uma situação em seu medo é acionado, portanto, respire fundo e traga o seu lado racional, avaliando se a situação realmente apresenta riscos.

Enfrente o medo

Pouco a pouco, se coloque em situações que fazem você se sentir medo, de forma a superá-lo. Comece olhando pela janela do primeiro andar e desafie-se a subir andares mais altos. Com o enfrentamento, você perceberá que é possível se sentir confiante.

Se preferir, peça ajuda aos seus amigos e familiares para enfrentar as situações que disparem os medos. A presença de alguém pode transmitir segurança diante do enfrentamento.

Prepare-se

Quando você sabe que está para ser exposto a seu medo, prepare-se com antecedência para a experiência. Pense em como você vai lidar com isso e mentalize afirmações positivas de segurança antes de chegar lá. Com a preparação, você poderá lidar com a situação de tensão muito mais facilmente.

Avalie as probabilidades

Olhe as pessoas ao seu redor e perceba que, da mesma forma como elas se sentem seguras, você também pode se sentir. Se situação realmente apresentasse perigo, as outras pessoas não estariam expostas de maneira tão tranquila. Afaste os pensamentos negativos de sua mente e entenda que você está seguro.

Acalme-se

Quando a fobia disparar, faça respirações lentas e profundas para reduzir o índice cardíaco. Respire lenta e profundamente aumenta o fluxo de oxigênio para os músculos, diminuindo a tensão e se reequilibrando.

Reprogramação Emocional

É comprovado cientificamente que todos os sentimentos da mãe e do pai já começam a ser passados para o bebê desde a vida intrauterina. Muitos medos, emoções, e doenças que desenvolvemos foram passados pelos nossos pais, de forma inconsciente e despretensiosa. Procure saber se um dos seus pais sente medo de altura ou se, durante a gestação, sua mãe sofreu alguma queda ou tinha muito medo de cair. Caso afirmativo, procure ajuda para fazer uma reprogramação emocional.

O Método LOTUS é um Treinamento de Inteligência Emocional focado em reprogramar os programas emocionais que limitam a vida do ser humano. São dois dias de imersão trabalhando as emoções e o comportamento humano.

Posts Relacionados

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Formulário captação

Preencha os campos abaixo pra continuar